Início do site
Educação e Prevenção
Comunicados Científicos

PROJETO AMIGO DO RIM

OBJETIVO: Visa realizar ações de amparo aos pacientes quanto às questões emergenciais tais como: doação de alimentação básica, medicamentos, transporte; ao mesmo tempo em que buscar emancipar a família beneficiada pelo projeto.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: acompanhamento por profissionais de serviço social, encaminhamentos para qualificação profissional, para os diversos programas de assistência social do governo e para oportunidades de emprego.

RESULTADO: Projeto desenvolvido há 5 anos e já beneficiou cerca 1200  pacientes e familiares ao longo desses anos. Atualmente beneficia 155 famílias.  Contamos com a doação de pessoas físicas e juridicas, necessitamos de uma busca constante para a manutenção do mesmo. Contamos com a sua solidariedade.

PROJETO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA DESCOBERTA DO APRENDER

OBJETIVO: Promover o desenvolvimento e aprendizado de crianças, adolescentes e adultos com Doença Renal Crônica durante a realização do tratamento de hemodiálise.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: através de atividades psicopedagógicas (aulas de matemática, português, conhecimentos gerais e atividades lúdicas).

RESULTADOS: Projeto é desenvolvido há 12 anos em parceria com a Universidade de Fortaleza. Esse projeto torna possível o sonho de várias crianças aprenderem a ler, escrever e recuperar a autoestima, desta forma adquirindo mais ânimo para enfrentar a doença e o tratamento tão doloroso.

PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO

OBJETIVO: Proporcionar as crianças e adolescentes com Doença Renal Crônica um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas a fim de estimular o desenvolvimento pessoal e intelectual dos mesmos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: atividades lúdicas, teatro, dinâmicas de grupo, aplicação de jogos

e atividades educativas.

RESULTADOS: Estimulação a criatividade e a potencialidade individual (como os talentos, capacidade de se expressar e integração com os colegas).

PROJETO CUIDADORES DA PAZ

OBJETIVO: Melhorar a qualidade de vida de adolescentes e jovens renais crônicos,  contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de Paz no sistema de saúde.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: contação de histórias, inclusão digital, comensalidade, integração de grupo e organização, atividade de culminância (edição de um livro com história de vida dos atendidos pela projeto).

RESULTADOS: Melhora na integração das juventudes beneficiadas, Fortalecimento o nível de comprometimento do paciente com o tratamento da doença renal crônica, resgate da capacidade de sonhar das juventudes e protagonismo juvenil.

PROJETO ARTES O OFICIOS

OBJETIVO: Capacitação os pacientes renais e seus familiares para inclusão no mercado de trabalho favorecendo a geração de renda, levando em conta a especificidade da rotina de diálise.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: oferta de cursos profissionalizantes com o intuito de capacitar os pacientes renais e seus familiares para o mercado de trabalho e para geração de renda. Também funciona como agente de inserção dos pacientes no mercado de trabalho, por meio da identificação e desenvolvimento de habilidades e competências, bem como alocação dos mesmos onde houver oportunidade. Realiza oficinas de arte estimulando os participantes a descoberta de talentos artísticos na música, no artesanato, na pintura, etc.

RESULTADOS: Inclusão no mercado de trabalho e melhora da condição sócia econômica dos pacientes de seus familiares.

PROJETO CONHECER

OBJETIVO: Esclarecer a sociedade em geral sobre a prevenção da Doença Renal Crônica, as suas causas,

conseqüências e tratamentos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: palestras de esclarecimento e prevenção da doença renal em escolas, empresas, postos de saúde, realização de eventos científicos para profissionais de saúde sobre o diagnostico precoce da doença renal, orientação e acompanhamento às famílias dos pacientes a fim de facilitar o enfrentamento da doença e etc.

RESULTADOS: A disseminação de informações para fortalecer a prevenção da Doença Renal Crônica contribuindo para a redução da incidência da doença.

< voltar Imprimir Enviar por E-mail
  Fundação do Rim 2007 © Todos os direitos reservados       Webmail     LMAdmin